23 DE Outubro DE 2020

Durante anos, as seitas têm vindo a cativar milhares de pessoas através das suas mensagens e ideais. Pessoas com posses financeiras são o principal foco das mesmas.

O grupo de culto NXIVM atraiu cantores, homens de negócios, atores e atrizes, políticos e herdeiros afortunados durante anos. O messias da seita, Keith Raniere, prometia libertar o potencial daqueles que o seguissem. Um homem de inteligência extrema, considerado pelo Livro dos Recordes do Guinness como o indivíduo com o QI mais elevado, atraiu pessoas bem posicionadas através do boca a boca, e realizou reuniões secretas e exclusivas onde expunha o seu ESP (Executive Success Program). Utilizou o notório esquema da pirâmide para esbanjar as contas daqueles que aderiam ao seu programa, mediante o pagamento de uma propina de 7.000$. As mesmas, teriam de trabalhar incansavelmente para a organização, de forma a conseguir atrair mais fiéis.

 

Com este esquema, juntamente com a falsa ideia de que poderia curar doenças, Raniere conseguiu forçar dezenas de acólitos a terem relações sexuais consigo, a irem acorrentados e até a marcar as iniciais do seu nome nas zonas íntimas.  As mulheres que foram maltratadas, enviaram as suas fotografias nuas e redigiram cartas com os seus segredos a Raniere, para que não tivessem maneira de escapar no caso de decidirem abandonar a organização. Uma das pessoas responsáveis por recrutar mulheres foi Allison Mack, que teve o seu momento de fama há uma década atrás, com a série Smallville. Mack chegou mesmo a escrever tweets para atrizes conhecidas vendendo a seita como “um incrível movimento de mulheres”.

 

Passado mais de cinco anos de investigação, Raniere foi finalmente preso em 2017. A 19 de Junho de 2020, um júri no Tribunal Federal do Distrito de Brooklyn, Nova Iorque, declarou-o como culpado. A sentença será conhecida a 27 de Outubro deste ano.

También te puede interesar