2 DE Março DE 2021

Jovens artilhados com armas e roupas militares estão a invadir escolas, faculdades e universidades nos Estados Unidos com a única intenção de matar. Desde o famoso massacre da Columbine High School em 1999, a lista de tiroteios e ataques continuou a crescer.

De acordo com a Everytown Foundation, foram registados 433 tiroteios em colégios e escolas nos Estados Unidos desde 2013. Nelas, 174 pessoas foram mortas e 335 feridas.

Além disso, de acordo com outro estudo do The Washington Post, desde o massacre de Columbine, em 145 dos tiroteios nas escolas primárias e secundárias, os atacantes eram menores de idade.

 

18 DE MAIO DE 2018: ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA FÉ, TEXAS.

Armado com caçadeiras e uma t-shirt que dizia “Nascido para Matar”, Dimitrios Pagaourtzis, de 17 anos, matou 10 dos seus colegas de turma e feriu pelo menos outros 10.

O armamento que utilizou para realizar o massacre incluía armas de fogo, cocktails Molotov e explosivos semelhantes aos utilizados por Harris e Klebold, autores do tiroteio na Columbine High School.

 

14 DE FEVEREIRO DE 2018: ESCOLA SECUNDÁRIA MARJORY STONEMAND DOUGLAS EM PARKLAND, FLÓRIDA.

Nikolas Cruz, 20 anos, é o autor do tiroteio no liceu de Parkland, Flórida, que matou 17 pessoas. Era conhecido pela sua agressividade e mau comportamento, pelo que foi expulso da escola secundária.

Depois do ataque, camuflou-se com os alunos enquanto a polícia evacuava o edifício. Conseguiu escapar e, pouco tempo depois, foi preso e confessou o crime.

 

1 DE OUTUBRO DE 2015: UNIVERSIDADE UMPQUA, OREGON

10 pessoas foram baleadas e mortas no campus da Universidade de Umpqua. Outros sete foram feridos. O atacante foi Chris Harper Mercer, um jovem de 26 anos de idade. Foi morto por balas da polícia.

 

14 DE DEZEMBRO DE 2012: ESCOLA ELEMENTAR DE SANDY HOOK, NEWTOWN (CONNECTICUT)

Esta talvez seja outra das tragédias mais memoráveis. Adam Lanza, 20 anos, foi o responsável pelo tiroteio na escola Sandy Hook. Matou 20 crianças e seis adultos. Antes de ir para a escola, tirou a vida à sua mãe e roubou-lhe as armas.

O corpo de Lanza foi encontrado numa das salas de aula da escola depois de se ter alvejado na cabeça.

 

16 DE ABRIL DE 2007: VIRGINIA TECH, VIRGINIA

Cho Seung-Hui, um estudante da Universidade da Virgínia e vítima de bullying, matou 32 pessoas no campus onde estava a estudar. Feriu outros 29 no que é agora recordado como o pior massacre numa universidade americana.

Com um longo historial de problemas mentais, Seung-Hui foi admitido numa instituição psiquiátrica. Esquizofrenia paranoide, bipolaridade e psicopatia foram algumas das perturbações de que sofreu, que só foram conhecidas após o massacre.

También te puede interesar