1 DE Setembro DE 2021

É provável que muitas pessoas não saibam o que é um linguista ou especialista forense, mas qual será o significado de linguista forense?

Estes profissionais dedicam-se à análise de documentos, registos, interrogatórios, provas e formas de expressão que são fornecidos como prova em qualquer processo judicial. Esta parte crucial de investigação dispõe apenas de um laboratório privado em Espanha, chefiado por Sheila Queralt. A Polícia Nacional e a Guarda Civil têm a sua própria equipa, mas Sheila é contratada pelas próprias forças de segurança, bem como por advogados para diversos casos. Queralt tem uma Dupla Licenciatura em Tradução e Interpretação em Inglês e Linguística e é uma pioneira neste campo de investigação criminal.

 

Entre os seus casos mais famosos encontra-se a forma como conseguiu tirar um espanhol da prisão, acusado injustamente e condenado à prisão por tráfico de droga. Após análise das escutas telefónicas, foi possível perceber que havia sido acusado injustamente e Sheila conseguiu que fosse libertado.

 

Muitos dos seus trabalhos baseiam-se na análise de texto, como ameaças anónimas e assédio de grandes empresários ou celebridades. É capaz de investigar tão profundamente que pode rapidamente descobrir se é um homem ou uma mulher e se pode haver uma patologia oculta.

 

A verdade é que ela está provavelmente envolvida na investigação de muitos casos de grande visibilidade sobre os quais não pode dizer nada porque assina acordos de confidencialidade milionários.

También te puede interesar